Programação da VI Escola de Verão
A comissão organizadora da VI Escola de Verão vem a público divulgar a programação do evento, que neste ano ocorrerá online. As inscrições para o mesmo podem ser feitos pelo link https://forms.gle/ZW5ZgcvBRYKZRLBAA
Palestrante | Palestra | Resumo | Data e horário |
Adelma Pimentel |
Clínica do reconhecimento inter-humano para a redução do sofrimento psicológico na pós-graduação | A reflexão objetiva contribuir com relatos teóricos e empíricos sobre as atividades da Clínica Psicológica Virtual praticada de abril de 2020 a dezembro de 2021 na Universidade Federal do Pará, acolhendo graduandos e pós-graduandos de todas as áreas do conhecimento, no contexto da Pandemia Covid-19. A Clínica coopera para abertura de caminhos de Esperança como indicativo de ação empática que promove a atualização da vida. Viver empática e esperançosamente é uma tarefa árdua para nós que realizamos nossas praticas pedagógica e de pesquisa na Universidade Pública, atualmente de modo virtual síncrono e assíncrono, sobretudo pela limitação dos recursos tecnológicos: dispositivos e internet; redução do aporte financeiro entre as áreas das ciências humanas, artes e letras; e também pelas dificuldades oriundas da inabitualidade no uso dos aplicativos, do streaming, da linguagem audiovisual, etc. Outra contribuição para o debate, no âmbito psíquico é a abordagem da expectativa de ser atingido pela Covid 19; e das dificuldades em cumprir protocolos de medidas de prevenção, distanciamento e isolamento social para reduzir infecção e óbitos. |
24/03/2022 (Quinta-feira) Das 08:00 às 10:00 |
Alex Cavalieri Carciofi |
A Terra e o Universo: o nosso Planeta sob uma Perspectiva Cósmica |
23/03/2022 (Quarta-feira) Das 19:00 às 21:00 |
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Andre Costa e Silva |
Aplicação de termodinâmica e metalografia no desenvolvimento de aços |
21/03/2022 (Segunda-feira) Das 19:00 às 21:00 |
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Clevi Rapkiewicz |
Maternidade e carreira científica: O caso de Margaret Hamilton |
24/03/2022 (Quinta-feira) Das 14:00 às 16:00 |
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Eliria Pallone |
Biomateriais cerâmicos, em especial scaffolds de nanocompositos de alumina zircônia recobertos com fosfatos de cálcio |
25/03/2022 (Sexta-feira) Das 14:00 às 16:00 |
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Elson Longo da Silva |
Novos caminhos na utilização de materiais semicondutores | Os materiais semicondutores, principalmente, os inorgânicos são extremamente versáteis e multifuncionais. A União Europeia está destinando bilhões de euros para enfrentar a demanda dos países envolvidos na comunidade. Atualmente, a eliminação por semicondutores de vírus, bactérias e fungos é uma realidade. Por outro lado, deve-se ressaltar a importância na obtenção de energia limpa, foto degradadores, memórias ferroelétricas etc. |
25/03/2022 (Sexta-feira) Das 09:00 às 11:00 |
Igor Wenner Silva Falcão |
Utilização de MACHINE LEARNING para o diagnósticos de doenças negligenciadas | Machine learning (ML) é uma área da inteligência artificial que atribui aos computadores a capacidade de aprender de forma automática. Essa capacidade é adquirida por meio do processamento de uma grande quantidade de dados, que são usados pelo sistema para obter experiência e constante aperfeiçoamento. Na saúde, esta área assume tarefas complexas e proporcionam benefícios nos mais diversos âmbitos, a contar pela atuação em abordagens de direcionamento inteligente, diagnóstico, tratamento, triagem, prevenção entre outros ramos da saúde que são de extrema importância para sociedade. |
25/03/2022 (Sexta-feira) Das 19:00 às 21:00 |
José Rodrigues do C. Neto |
Doenças infectoparasitária: Um olhar para a nanotecnologia |
24/03/2022 (Quinta-feira) Das 19:00 às 21:00 |
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Karinne Regis Duarte |
Assédio moral na pós-graduação: Do abuso de poder ao sofrimento silenciado |
23/03/2022 (Quarta-feira) Das 09:00 às 11:00 |
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Karlla Vieira do Carmo |
Ensino híbrido: Novidade ou oportunidade? |
23/03/2022 (Quarta-feira) Das 14:00 às 16:00 |
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Lorrane de A. Pereira |
Representatividade das mulheres negras na pós-graduação | A colonização e a escravidão, são duas instituições criadas pela Europa que mudaram o rumo do mundo. A população negra vive em desvantagem social histórica, fruto desse processo. A primeira faculdade de medicina do Brasil foi fundada em 1808, a criação de escolas em todas as cidades se torna lei em 15 de outubro de 1827, primeiro curso jurídico foi fundado em 11 de agosto de 1827 esses são alguns exemplos de avanço na educação enquanto os negros estavam sendo escravizados. Enquanto brancos estudavam, negros estavam sob um processo em que a sua saúde mental e física estava precarizada com trabalho forçado exorbitante, a morte como horizonte iminente, castigos físicos devido ao desejo sádico de seu algoz para que. O fim da escravidão não ofereceu reparação em massa para os Africanos e seus descendentes. A política de cotas, Lei 12.711, só foi aprovada em 2012. Levou 124 anos para que o Estado, criasse uma política para discutir o acesso da população negra a educação, população que ficou 344 anos sob o sistema escravocrata. A luta das mulheres negras ao longo dos anos em busca de conquistas e posições de destaques é legítima. É importante que se ocupe espaços que nos foram estruturalmente negados como na ciência, tecnologia e inovação. A biomédica Jaqueline Goes de Jesus que coordenou a equipe que sequenciou o genoma da Covid-19 no Brasil em tempo recorde é um grande exemplo de representatividade. Mulheres e meninas negras se fortalecem ao perceber que é uma questão de oportunidade para que tenhamos uma participação maior na ciência. Discutir sobre o racismo nas ementas em todas as pós-graduação é uma forma para que a pós-graduação não esteja apartando a história de 54% da população brasileira. |
24/03/2022 (Quinta-feira) Das 16:00 às 18:00 |
Marco Antonio Schiavon |
Nanomateriais Aplicados à Conversão de Energia Solar | A inovação envolvendo nanomateriais é uma das áreas tecnológicas mais proeminentes do cenário científico atual, devido às particularidades das características físicas e químicas dos materiais que a compõe, sendo consideradas atualmente como a revolução tecnológica mais crescente da história humana. Por outro lado, nas últimas décadas houve um aumento pronunciado na demanda por energia elétrica devido à expansão tecnológica. Para manter a demanda por eletricidade aliada ao comprometimento ambiental, a humanidade precisa lançar mão de meios inovadores para a produção de energia. Neste sentido, diversos nanomateriais, de forte apelo na literatura científica recente, tem se destacado como promissores para suprir nossas demandas energéticas, quando aplicados em dispositivos de conversão de energia. Neste seminário, vamos apresentar o estado da arte da utilização de alguns nanomateriais, como pontos quânticos, pontos de carbono e nanocristais de perovskitas, em dispositivos de conversão de energia solar. Resultados com base no design e desempenho de células solares contendo essas nanopartículas serão apresentados e discutidos, correlacionando-se suas viabilidades ambientais. |
21/03/2022 (Segunda-feira) Das 09:00 às 11:00 |
Maria Carolina B. M. Leal |
24/03/2022 (Quinta-feira) Das 10:00 às 12:00 |
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Maria Suely C. da Câmara |
As feiras de ciências como estratégia de ensino nas escolas por intermédio da educação científica | Professora e Pesquisadora na UAST/UFRPE, Doutora em Química pela UFSCar, Coordenadora do projeto de extensão: Feira de Ciências e Mostra Científica do Sertão do Pajeú e de pesquisa: Investigação do processo ensino-aprendizagem no ensino médio de química nas escolas de Serra Talhada/PE por intermédio da Feira de Ciências e Mostra Científica do Sertão do Pajeú. |
22/03/2022 (Terça-feira) Das 16:00 às 18:00 |
Moisés Fernandes Lemos |
O Processo de Avaliação de Cursos nas Universidade Brasileira | Pretendo debater o processo de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos que abrange as instituições de ensino superior no Brasil, por meio da discussão do instrumento de avaliação adotado pelos avaliadores do INEP e suas implicações na educação superior. |
21/03/2022 (Segunda-feira) Das 15:00 às 17:00 |
Neila Coelho de Sousa |
Extensão Universitária: Pra quê e pra quem? |
22/03/2022 (Terça-feira) Das 14:00 às 16:00 |
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Nitthaelly Bonfim Ribeiro |
Educação e pessoas LGBTQIA+: (R)EXISTÊNCIAS na escolarização |
21/03/2022 (Segunda-feira) Das 19:00 às 21:00 e 22/03/2022 (Terça-feira) Das 19:00 às 21:00 |
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Rafael Zadorosny |
Supercondutores, propriedades, aplicações e produção de nanofios cerâmicos pela técnica de Solution Blow Spinning | O fenômeno da supercondutividade foi descoberto em 1911 por H. K. Onnes, em Leiden, na Holanda, três anos após ter conseguido liquefazer o gás hélio pela primeira vez (e por esse feito foi laureado com o prêmio Nobel em 1913). As principais propriedades dos materiais supercondutores são resistividade elétrica nula e diamagnetismo perfeito. A primeira permite que corrente elétrica seja transportada sem perdas de energia e, a segunda, blinda o supercondutor de campos magnéticos externos, distinguindo-o, por exemplo, de um condutor perfeito. Este é um fenômeno relativamente comum na natureza, estando presente, inclusive, em alguns materiais cerâmicos; além de ser mais um estado da matéria. Devido às suas propriedades, diversas aplicações de alta tecnologia usam de materiais supercondutores e outras ainda estão em estágio de pesquisa. A aplicação mais comum envolve a produção de altíssimos campos magnéticos, usados em aparelhos de ressonância magnética, deflexão de feixes em aceleradores de partículas, confinamento de plasma em TOKAMAKs, MAGLEVs, entre outras. Em escala nanométrica, são aplicados como sensíveis detectores de campo magnético (SQUIDs), de fótons (SCSPDs), de temperatura (variações da ordem de micro-Kelvins) e em processadores dos atuais computadores quânticos (via junções Josephson). Apesar do sucesso desses materiais, estudos envolvendo sua síntese, principalmente dos supercondutores cerâmicos, tem focado no aumento da sua temperatura crítica e na capacidade de transporte de corrente sem dissipação. Do ponto de vista da ciência de base, há interesse em estudos desses materiais em escalas nanométricas. Nesse ínterim, o Grupo de Supercondutividade e Materiais Avançados, GSMA, da UNESP de Ilha Solteira, tem o pioneirismo no uso da técnica de Fiação por Sopro de Solução (ou Solution Blow Spinning, SBS) na produção de fios e mantas fibrosas de supercondutores cerâmicos tais como aqueles dos sistemas Y-Ba-Cu-O e Bi-Sr-Ca-Cu-O. Essa técnica consiste em usar um gás comprimido para estirar uma solução polimérica e formar fios de diâmetros submicrométricos. Esse material é, então, tratado termicamente para a formação do material cerâmico e da fase desejada. Esse trabalho conta com financiamento da FAPESP, CAPES e CNPq e algumas colaborações nacionais e internacionais. |
22/03/2022 (Terça-feira) Das 09:00 às 11:00 |
Rosane Côrrea |
Representatividade das mulheres negras na pós-graduação | A colonização e a escravidão, são duas instituições criadas pela Europa que mudaram o rumo do mundo. A população negra vive em desvantagem social histórica, fruto desse processo. A primeira faculdade de medicina do Brasil foi fundada em 1808, a criação de escolas em todas as cidades se torna lei em 15 de outubro de 1827, primeiro curso jurídico foi fundado em 11 de agosto de 1827 esses são alguns exemplos de avanço na educação enquanto os negros estavam sendo escravizados. Enquanto brancos estudavam, negros estavam sob um processo em que a sua saúde mental e física estava precarizada com trabalho forçado exorbitante, a morte como horizonte iminente, castigos físicos devido ao desejo sádico de seu algoz para que. O fim da escravidão não ofereceu reparação em massa para os Africanos e seus descendentes. A política de cotas, Lei 12.711, só foi aprovada em 2012. Levou 124 anos para que o Estado, criasse uma política para discutir o acesso da população negra a educação, população que ficou 344 anos sob o sistema escravocrata. A luta das mulheres negras ao longo dos anos em busca de conquistas e posições de destaques é legítima. É importante que se ocupe espaços que nos foram estruturalmente negados como na ciência, tecnologia e inovação. A biomédica Jaqueline Goes de Jesus que coordenou a equipe que sequenciou o genoma da Covid-19 no Brasil em tempo recorde é um grande exemplo de representatividade. Mulheres e meninas negras se fortalecem ao perceber que é uma questão de oportunidade para que tenhamos uma participação maior na ciência. Discutir sobre o racismo nas ementas em todas as pós-graduação é uma forma para que a pós-graduação não esteja apartando a história de 54% da população brasileira. |
24/03/2022 (Quinta-feira) Das 16:00 às 18:00 |
Wânia Rezende Lima |
Metodologia Ativa: Da teoria à prática |
A Metodologia Ativa é uma ferramenta de ensino-aprendizagem que promove a autonomia e a emancipação do aluno. Na prática, diferentes métodos são usados na resolução de problemas reais do cotidiano, possibilitando uma integração e interdisciplinaridade das áreas dos saberes. |
23/03/2022 (Quarta-feira) Das 16:00 às 18:00 |