DisciplinasObrigatórias
Para integralizar o mínimo de 37 créditos em disciplinas, o aluno deverá cursar pelo menos 18 créditos em disciplinas obrigatórias, entre as quais:
Disciplina: |
Física e Química de Materiais |
||
Natureza: |
Obrigatória |
||
CH: |
60 Horas |
Créditos: |
4 |
Ementa: |
Princípios de Física Quântica e o átomo de Hidrogênio; Estruturar Atômica, raios atômicos (raios covalentes e raios iônicos), eletronegatividade, momento de dipolo elétrico de ligações e polaridade de ligações químicas, estrutura de Lewis, geometria molecular e polaridade de moléculas, polarizabilidade molecular. Ligações químicas em sólidos inorgânicos: ligações primárias (metálicas, covalentes, iônicas) e secundárias (ligações de hidrogênio, Van de Waals), Teoria da Ligação de Valencia, Teoria do orbital molecular. Estruturas cristalinas e não cristalinas. Nano-estruturas e o efeito de confinamento quântico pela Abordagem Tight Binding. Estrutura de bandas de materiais. Defeitos, reações entre defeitos, difusão no estado sólido. Princípios de Mecânica Estatística e Transições de Fase. Diagramas de fases. Processo de Sinterização e formação de microestruturas cerâmicas. Cinética de nucleação e crescimento de cristais. Caracterização da composição química. Caracterização estrutural de materiais. Caracterização morfológica de materiais Síntese de pós, monocristais e nanopartículas. Propriedades químicas: corrosão e reatividade. Propriedades elétricas. Propriedades mecânicas e termomecânicas. Propriedades ópticas. |
||
Bibliografia: |
1. CALLISTER, W.D. Ciência Engenharia de Materiais: Uma Introdução. 7a Edição. São Paulo: LTC Editora, 2008. 2. SHACKELFORD, J.F. Ciência dos Materiais. São Paulo: Editora Pearson, 6a Edição, 2010. 3. ASKELAND, D. R.; PHULÉ, P. P. Ciência e Engenharia dos Materiais. 1a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 616 p. 4. VAN VLACK, L. Princípios de Ciência dos Materiais. 1a ed. São Paulo: Edgard Blucher,2000. 427p. 5. SMART, I., MOORE E. Solid State Chemistry: An Introduction. 1a ed. London: Chapman & Hill, 1992. 379 p. 6. KINGERY W.D., BOWEN H.K., UHLMANN D.R. Introduction to Ceramics, Wiley- Interscience; 2nd ed., 1976. 7. CHIANG, Y-T., BIRNIE III, D., KINGERY, W.D. Physical of Ceramics: Principles of Ceramic Science and Engineering. Wiley and MIT. Nova Iorque. 1997. 4. BARRY C.C., GRANT N.M., Ceramic Materials Science and Engineering, Springer Verlag, 2007. 8. YANAGIDA, H., et al. The Chemistry of Ceramics. Wiley and Maruzen. Nova Iorque. |
Disciplina: |
Seminários em Ciência e Tecnologia I |
||
Natureza: |
Obrigatória |
||
CH: |
30 Horas |
Créditos: |
2 |
Ementa: |
O programa destes seminários constará de conferências formais sobre temas atuais de Pesquisa. As conferências serão ministradas por pesquisadores convidados pertencentes a UFG ou outras instituições do pais ou do exterior, que discorrerão sobre suas linhas de pesquisa. Os seminários deverão dar ao aluno a oportunidade de aperfeiçoar sua formação científica, tomando contato com diferentes abordagens teóricas, novas metodologias e técnicas. Durante os seminários haverá uma discussão sobre o tema abordado nas conferências, encorajando-se a participação crítica dos estudantes. Para se prepararem, os alunos deverão estudar os temas das conferências, que serão anunciadas com antecedência. Todo seminário vem acompanhado de referências bibliográficas fornecidas pelos palestrantes. |
||
Bibliografia: |
Artigos atualizados sobre cada tema individual. |
Disciplina: |
Seminários em Ciência e Tecnologia II |
||
Natureza: |
Obrigatória |
||
CH: |
30 Horas |
Créditos: |
2 |
Ementa: |
O programa destes seminários constará de conferências formais sobre temas atuais de Pesquisa. As conferências serão ministradas por pesquisadores convidados pertencentes a UFG ou outras instituições do pais ou do exterior, que discorrerão sobre suas linhas de pesquisa. Os seminários deverão dar ao aluno a oportunidade de aperfeiçoar sua formação científica, tomando contato com diferentes abordagens teóricas, novas metodologias e técnicas. Durante os seminários haverá uma discussão sobre o tema abordado nas conferências, encorajando-se a participação crítica dos estudantes. Para se prepararem, os alunos deverão estudar os temas das conferências, que serão anunciadas com antecedência. Todo seminário vem acompanhado de referências bibliográficas fornecidas pelos palestrantes. |
||
Bibliografia: |
Artigos atualizados sobre cada tema individual. |
Disciplina: |
Seminários da Tese |
||
Natureza: |
Obrigatória |
||
CH: |
30 Horas |
Créditos: |
2 |
Ementa: |
Cada aluno apresentará um seminário a respeito do andamento de seu projeto, discutido previamente com seu orientador, devendo contemplar os elementos básicos de uma investigação científica: definição do tema, justificativa, hipóteses, procedimentos metodológicos e resultados preliminares. O aluno ainda deverá indicar quais os próximos passos para a conclusão de sua pesquisa. Os alunos serão avaliados por docentes do programa convidados pelo orientador do aluno, atribuirá conceito com base no progresso apresentado no desenvolvimento de sua pesquisa. A atividade desta disciplina não deve ser confundida com o exame de qualificação, que é realizado em outro momento do curso. |
||
Bibliografia: |
Artigos atualizados sobre cada tema individual. |
Disciplina: |
Comunicação Científica |
||
Natureza: |
Obrigatória |
||
CH: |
30 Horas |
Créditos: |
2 |
Ementa: |
Projetos de pesquisa para as agências de fomento. Buscas bibliográficas eficientes. Trabalho de exame de qualificação. Relatórios para as agências de fomento. Tese de doutorado: normas, organização e estilo. Estrutura de artigo científico; Objetividade, clareza, precisão e parcimônia. Resumos e Abstracts. Equações, Figuras, Tabelas e Referencias. Processo de Revisão por pares. Fator de Impacto e Qualis. Posters para Encontros Científicos. Comunicações Orais em Encontros Científicos. Elementos de um Seminário. |
||
Bibliografia: |
1. Matthews, J. R., Bowen, J. M. & Matthews, R. W. Successful scientific writing. Cambridge University Press, Cambridge, 1996. 2. NAHAS FX, FERREIRA LM. The art of writing a scientific paper. Acta Cir Bras. 2005;20 Suppl 2:17-8. Epub 2005 Nov 4. Portuguese. 3. Briscoe, M. H. Preparing scientific illustrations: a guide to better posters, presentations, and publications. Springer, New York, 1995. 4. Walsh PJ, Mommsen TP, Nilsson GE. The do's and don't's of submitting scientific papers. Comp Biochem Physiol B Biochem Mol Biol. 2009 Mar;152(3):203-4.
|
Disciplina: |
Preparação Pedagógica |
||
Natureza: |
Obrigatória |
||
CH: |
30 Horas |
Créditos: |
2 |
Ementa: |
Tópicos sobre as diversas abordagens do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior, bem como o Planejamento e Avaliação destes processos. Discussão da aplicabilidade de tais abordagens/métodos no contexto específico das Ciências Exatas e das Engenharias no ensino superior. Refletir sobre as possibilidades metodológicas dos recursos tecnológicos na educação superior. Elaboração de plano de ensino e de aula. |
||
Bibliografia: |
1. GIL, A.C. Didática do Ensino Superior, São Paulo: Atlas, 2006. 2. MCKEACHIE, W. J. Teaching Tips. Strategies, research, and theory for college and university teachers. 10a. ed. Boston:Houghton Mifflin Company, 1999. 3. BARROS, A. J. P.; LEHFEL, N. A. S. Fundamentos de Metodologia: um guia para a iniciação científica. São Paulo, McGraw-Hill, 1986. 4. CUNHA, M.I., Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração dos saberes na docência universitária, São Paulo: PRG/USP, 2008. 5. FRANCO, M.A.S., Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensinoaprendizagem, São Paulo: PRG/USP, 2009. |
Disciplina: |
Estágio Docência |
||
Natureza: |
Obrigatória |
||
CH: |
60 Horas |
Créditos: |
4 |
Ementa: |
Participação em atividades didático-pedagógicas na graduação, tais como: preparação e ministração de aulas teóricas e/ou práticas, participação em processos de avaliação referendada pelo professor responsável, aplicação ou desenvolvimento de métodos ou técnicas pedagógicas, realização de estudo dirigido, seminários, minicursos e elaboração de material didático. Estas atividades se dão no âmbito da UFG e regidas conforme normas específicas. |
||
Bibliografia: |
A ser definida a cada oferta da disciplina. |