IF-UFCAT
Instruções para Tese

Instruções para elaboração de Teses do PPGCET

Dispõe sobre as normas de formatação para Teses do Programa de Pós-Graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas.

Foram publicadas normas para a elaboração de Teses no âmbito do PPGCET (veja o documento em Anexo).

A instrução 001/2019 estabelece que as Teses apesentadas ao PPGCET poderão ser organizadas no Modelo Monográfico  ou no Modelo Escandinavo (coletânea de artigos). Se denomina Modelo Escandinavo, o modelo na qual a Tese corresponde a uma introdução, seguida de uma coletânea de artigos publicados ou prontos para publicação, e completados por uma conclusão. Recomenda-se o uso do Modelo Escandinavo para teses que em sua íntegra, possibilite a elaboração de DOIS (02) ou mais artigos científicos que apresentem características de complementariedade, que selecionados para compor a tese. O Autor da Tese deve ser o Autor principal dos artigos selecionados para compor a tese.

As Teses do PPGCET poderão ser escritas em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sendo que para teses organizadas de acordo com o Modelo Escandinavo, o texto deverá se redigido na língua dos artigos constantes da coletânea.

A Tese deverá ser configurada como folha branca tamanho A4 e deverá ser escrita utilizando fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta, ou outra fonte com tamanho de letra equivalente, com espaçamento 1,5.

1.5 A Dissertação ou Tese deverá ser escrita utilizando fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta, ou outra fonte com tamanho de letra equivalente, com espaçamento 1,5.

Os elementos pré-textuais devem conter obrigatoriamente, na seguinte ordem: Capa, Termo de Ciência e Autorização (TECA), Folha de Rosto em Português, Folha de Rosto em língua estrangeira, Ficha Catalográfica, Ata da Defesa, Resumo em português, Resumo(s) em língua(s) estrangeira(s) e Sumário. A parte pré-textual poderá conter ainda elementos opcionais como Dedicatória, Agradecimentos, Epígrafe, Lista de Figuras, Lista de Tabelas, Lista de Abreviaturas e Siglas e Lista de Símbolos. Os bolsistas deverão obrigatoriamente incluir seção de agradecimentos, incluindo menção a Agência de Fomento.

A parte pós-textual deve conter as Referências Bibliográficas como elemento obrigatório e pode conter ainda elementos opcionais como Apêndices e Anexos. Poderão ser utilizados como estilo de formatação para referências bibliográficas os seguintes formatos: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ACS (American Chemical Society), AIP (American Institute of Physics), AMS (American Mathematical Society), Estilo Vancouver (Council of Science Editors) ou IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Fonte: Coordenação do PPGCET

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Dispõe sobre as normas de formatação para Teses do Programa de Pós-Graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas 123 Kb ae851299ba752bb3fad138835c523832