IF-UFCAT
VI Escola de Verão - Arte 2

VI Escola de Verão do PPGCET/PPGQ

Ereignis

: Online

: 21 - 25 März, 2022

A comissão organizadora da VI Escola de Verão vem a público divulgar a programação do evento, que neste ano ocorrerá online. As inscrições para o mesmo podem ser feitas pelo link https://forms.gle/ZW5ZgcvBRYKZRLBAA

 

Programação geral

Programação VI Escola de Verão 2022

Palestras

Palestrante Palestra Resumo Data e horário

Adelma Pimentel

Adelma Pimentel

PPGP/IFCH/UFPA

Clínica do reconhecimento inter-humano para a redução do sofrimento psicológico na pós-graduação

A reflexão objetiva contribuir com relatos teóricos e empíricos sobre as atividades da Clínica Psicológica Virtual praticada de abril de 2020 a dezembro de 2021 na Universidade Federal do Pará, acolhendo graduandos e pós-graduandos de todas as áreas do conhecimento, no contexto da Pandemia Covid-19. A Clínica coopera para abertura de caminhos de Esperança como indicativo de ação empática que promove a atualização da vida. Viver empática e esperançosamente é uma tarefa árdua para nós que realizamos nossas praticas pedagógica e de pesquisa na Universidade Pública, atualmente de modo virtual síncrono e assíncrono, sobretudo pela limitação dos recursos tecnológicos: dispositivos e internet; redução do aporte financeiro entre as áreas das ciências humanas, artes e letras; e também pelas dificuldades oriundas da inabitualidade no uso dos aplicativos, do streaming, da linguagem audiovisual, etc. Outra contribuição para o debate, no âmbito psíquico é a abordagem da expectativa de ser atingido pela Covid 19; e das dificuldades em cumprir protocolos de medidas de prevenção, distanciamento e isolamento social para reduzir infecção e óbitos.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/zVd5wJBQy1A

24/03/2022 (Quinta-feira)

Das 08:00 às 10:00

Alex Cavalieri Carciofi

Alex Cavalieri Carciofi

USP

A Terra e o Universo: o nosso Planeta sob uma Perspectiva Cósmica

Desde a descoberta do primeiro planeta fora do nosso Sistema Solar, há 27 anos, o número de novos exoplanetas conhecidos tem crescido rapidamente. Quase 5000 mil mundos já foram descobertos pela ciência, nos revelando um panorama de grande diversidade: de planetas incandescentes a planetas gelados, de planetas gigantes a planetas anões. Falaremos sobre a história destas descobertas, e como elas estão mudando a nossa visão do universo e também do planeta Terra. Imagine um astrônomo de uma civilização extraterrestre, vivendo em outro planeta. Caso observasse a nossa Terra, o que veria? Conseguiria ele perceber que existe vida em nosso planeta? A partir de uma perspectiva cósmica da Terra, discutiremos sobre as possibilidades de descobrirmos vida extraterrestre, talvez até nos próximos anos.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/nSbKaCc52cI

23/03/2022 (Quarta-feira)

Das 19:00 às 21:00

Andre Costa e Silva

Andre Costa e Silva

Professor aposentado da UFF

Aplicação de termodinâmica e metalografia no desenvolvimento de aços

A criação da metalografia e a consolidação da termodinâmica do equilíbrio das substâncias, no final do século XIX, viabilizaram um desenvolvimento extraordinário da metalurgia. Seguiu-se uma evolução ímpar na compreensão dos fundamentos, na primeira metade do século XX. Desde então, esta evolução tem sido contínua, trazendo-nos a um mundo que produz e consome cerca de 2000 Mt aço/ano. O século XX termina e o século XXI se inicia sob os auspícios da Engenharia de Materiais Computacional Integrada (ICME), agregando informação, conhecimento e modelamento desde a escala atômica até a escala macroscópica. Nesta cadeia integrada de ferramentas que promete acelerar dramaticamente o desenvolvimento dos materiais, inclusive e especialmente os metais, a metalografia e a termodinâmica continuam desempenhando papéis essenciais, evidentemente, com novas e modernas técnicas além das ferramentas clássicas. O objetivo desta apresentação é descrever esta jornada, com foco na evolução destas duas ferramentas e sua integração na ICME. Para tal, são usados exemplos ligados ao desenvolvimento de aços e seu processamento. Uma previsão razoável, é considerar que técnicas que tragam mais acesso a informação estrutural e aprimorem o entendimento das relações termodinâmicas entre os elementos, fases e compostos e a quantificação destas informações, básicas, inclusive, para a compreensão da cinética dos processos, serão centrais ao desenvolvimento da indústria metalúrgica nas próximas décadas.

Link para a palestra:

https://youtu.be/t7mZbp2x1tc

21/03/2022 (Segunda-feira)

Das 19:00 às 21:00

Clevi Rapkiewicz

Clevi Rapkiewicz

Professora aposentada da UFRGS

Maternidade e carreira científica:

O caso de Margaret Hamilton

Pensar a maternidade nas carreiras científicas observando a trajetória de algumas mulheres pode nos das subsídios para reflexão. Nessa apresentação, a professora aposentada de computação (CAP-UFRGS) Clevi Rapkiewicz apresenta sugestões de aspectos para reflexão a partir da trajetória da cientista da computação Margaret Hamilton.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/aEiIVz6jXb0

24/03/2022 (Quinta-feira)

Das 14:00 às 16:00

Eliria Pallone

Eliria Pallone

FZEA/USP

Biomateriais cerâmicos, em especial scaffolds de  nanocompositos de alumina zircônia recobertos com fosfatos de cálcio

Scaffolds de nanocompósitos de alumina/zircônia recobertos com fosfatos de cálcio são reconhecidos como materiais de interesse biológico devido ao seu caráter bioativo. Para melhorar a interface entre a superfície desses nanocompósitos e a camada depositada de fosfatos de cálcio, tratamentos superficiais têm sido realizados como uma etapa que antecede o recobrimento. Neste contexto, serão abordadas algumas técnicas de caracterização como microscopia eletrônica de varredura (MEV), microtomagrafia de Raios X (µCT), espectroscopia de infravermelho médio por transformada de Fourier (FTIR), e difratometria de raios-X (DRX), que são essenciais para caracterização desses nanocompósitos.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/T_Q2-YiP5ec

25/03/2022 (Sexta-feira)

Das 14:00 às 16:00

Elson Longo da Silva

Elson Longo da Silva

DQ/UFSCar

Novos caminhos na utilização de materiais semicondutores

Os materiais semicondutores,  principalmente, os inorgânicos são extremamente versáteis e multifuncionais. A União Europeia está destinando bilhões de euros para enfrentar a demanda dos países envolvidos na comunidade. Atualmente, a eliminação por semicondutores de vírus, bactérias e fungos é uma realidade. Por outro lado, deve-se ressaltar a importância na obtenção de energia limpa, foto degradadores, memórias ferroelétricas etc.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/NXcxepG5BKI

25/03/2022 (Sexta-feira)

Das 09:00 às 11:00

Igor Wenner Silva Falcão

Igor Wenner Silva Falcão

UFPA

Utilização de MACHINE LEARNING para o diagnósticos de doenças negligenciadas

Machine learning (ML) é uma área da inteligência artificial que atribui aos computadores a capacidade de aprender de forma automática. Essa capacidade é adquirida por meio do processamento de uma grande quantidade de dados, que são usados pelo sistema para obter experiência e constante aperfeiçoamento. Na saúde, esta área assume tarefas complexas e proporcionam benefícios nos mais diversos âmbitos, a contar pela atuação em abordagens de direcionamento inteligente, diagnóstico, tratamento, triagem, prevenção entre outros ramos da saúde que são de extrema importância para sociedade.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/IDwA7HeXWw0

25/03/2022 (Sexta-feira)

Das 19:00 às 21:00

José Rodrigues do Carmo Neto

José Rodrigues do C. Neto

IPTSP/UFG

Doenças infectoparasitária:

Um olhar para a nanotecnologia

Nanomateriais representam uma ampla alternativa para o tratamento de diversas doenças que afetam tanto a saúde humana quanto a saúde animal. A utilização desses materiais consiste, principalmente, em tentar resolver a problemática de resistência de organismos patogênicos aos fármacos convencionais. Um exemplo bastante estudado e que representa potencial para aplicações biomédicas é o uso de nanopartículas inorgânicas, como as de metais. Suas funções estão relacionadas, sobretudo, a capacidade de geração/indução de espécies reativas de oxigênio, importante componente antimicrobiano. Diversos estudos têm avaliado o potencial dessas nanopartículas contra protozoários e helmintos causadores de doenças humanas e animais, a maioria dos quais apresenta importantes déficits tecnológicos e científicos na prospecção de novas terapias e são, em grande parte, consideradas doenças tropicais negligenciadas. Dessa forma, entender o processo da linha de produção de nanopartículas até a etapa de testes biológicos contra patógenos é de extrema importância. Sobretudo, para apontar caminhos promissores que a nanotecnologia tem aberto ao desenvolvimento de novos tratamentos.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/dAbvg-OpFs0

24/03/2022 (Quinta-feira)

Das 19:00 às 21:00

Karinne Regis Duarte

Karinne Regis Duarte

UFCAT

Assédio moral na pós-graduação:

Do abuso de poder ao sofrimento silenciado

Link para a palestra:

https://youtu.be/TrlIHX2EWqA

23/03/2022 (Quarta-feira)

Das 09:00 às 11:00

Karlla Vieira do Carmo

Karlla Vieira do Carmo

Ibiotec/UFCAT

Ensino híbrido:

Novidade ou oportunidade?

A palestra terá como foco a conceituação, caracterização, tipologias, papel das tecnologias digitais e personalização do Ensino Híbrido. Abrangerá reflexões sobre expectativa x realidade do Ensino Híbrido nos últimos anos, bem como a relevância dos materiais didáticos específicos.

 

Link para a palestra:


https://youtu.be/o5FrNE4xj6U

23/03/2022 (Quarta-feira)

Das 14:00 às 16:00

Lorrane de Andrade Pereira

Lorrane de A. Pereira

IOC/ FIOCRUZ

Representatividade das mulheres negras na pós-graduação

A colonização e a escravidão, são duas instituições criadas pela Europa que mudaram o rumo do mundo. A população negra vive em desvantagem social histórica, fruto desse processo. A primeira faculdade de medicina do Brasil foi fundada em 1808, a criação de escolas em todas as cidades se torna lei em 15 de outubro de 1827, primeiro curso jurídico foi fundado em 11 de agosto de 1827 esses são alguns exemplos de avanço na educação enquanto os negros estavam sendo escravizados. Enquanto brancos estudavam, negros estavam sob um processo em que a sua saúde mental e física estava precarizada com trabalho forçado exorbitante, a morte como horizonte iminente, castigos físicos devido ao desejo sádico de seu algoz para que. O fim da escravidão não ofereceu reparação em massa para os Africanos e seus descendentes. A política de cotas, Lei 12.711, só foi aprovada em 2012. Levou 124 anos para que o Estado, criasse uma política para discutir o acesso da população negra a educação, população que ficou 344 anos sob o sistema escravocrata. A luta das mulheres negras ao longo dos anos em busca de conquistas e posições de destaques é legítima. É importante que se ocupe espaços que nos foram estruturalmente negados como na ciência, tecnologia e inovação. A biomédica Jaqueline Goes de Jesus que coordenou a equipe que sequenciou o genoma da Covid-19 no Brasil em tempo recorde é um grande exemplo de representatividade. Mulheres e meninas negras se fortalecem ao perceber que é uma questão de oportunidade para que tenhamos uma participação maior na ciência. Discutir sobre o racismo nas ementas em todas as pós-graduação é uma forma para que a pós-graduação não esteja apartando a história de 54% da população brasileira.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/PzGRjWhxnn0

24/03/2022 (Quinta-feira)

Das 16:00 às 18:00

Marco Antonio Schiavon

Marco Antonio Schiavon

UFSJ

Nanomateriais Aplicados à Conversão de Energia Solar

A inovação envolvendo nanomateriais é uma das áreas tecnológicas mais proeminentes do cenário científico atual, devido às particularidades das características físicas e químicas dos materiais que a compõe, sendo consideradas atualmente como a revolução tecnológica mais crescente da história humana. Por outro lado, nas últimas décadas houve um aumento pronunciado na demanda por energia elétrica devido à expansão tecnológica. Para manter a demanda por eletricidade aliada ao comprometimento ambiental, a humanidade precisa lançar mão de meios inovadores para a produção de energia. Neste sentido, diversos nanomateriais, de forte apelo na literatura científica recente, tem se destacado como promissores para suprir nossas demandas energéticas, quando aplicados em dispositivos de conversão de energia. Neste seminário, vamos apresentar o estado da arte da utilização de alguns nanomateriais, como pontos quânticos, pontos de carbono e nanocristais de perovskitas, em dispositivos de conversão de energia solar. Resultados com base no design e desempenho de células solares contendo essas nanopartículas serão apresentados e discutidos, correlacionando-se suas viabilidades ambientais. 

Link para a palestra:

https://youtu.be/JfBSCBVgwKw

21/03/2022 (Segunda-feira)

Das 09:00 às 11:00

Maria Carolina Bezerra Di Medeiros Leal

Maria Carolina B. M. Leal

UFSCar - USP

RMN como ferramenta analítica para reaproveitamento de resíduos da indústria de alimentos para reformulação de alimentos funcionais

O reaproveitamento de resíduos provenientes da indústria de alimentos, representa uma via potencial para promover a economia circular, a proteção ambiental, a saúde e a minimização do cenário da fome mundial. Compostos bioativos e com propriedades nutricionais, são abundantes em partes não comestíveis de muitas plantas e frutos, e que acabam sendo descartadas pela indústria, representando perdas e geração de ativos responsáveis pela contaminação do meio ambiente. Como por exemplo o que ocorre na cadeia de produção de cítrus. Nesse cenário, o desenvolvimento de técnicas e métodos, que deem suporte a processos extrativos sustentáveis e de técnicas analíticas que deem suporte à rastreabilidade química de toda a cadeia, é essencial para uma proposta de solução do problema. A técnica de RMN é uma ferramenta importante nesse cenário.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/jJNT0SFdQko

24/03/2022 (Quinta-feira)

Das 10:00 às 12:00

Maria Suely C. da Câmara

Maria Suely C. da Câmara

Ibiotec/UFCAT

As feiras de ciências como estratégia de ensino nas escolas por intermédio da educação científica

As Feiras de ciências e mostras científicas investigativas vêm se revelando como uma importante estratégia pedagógica inovadora de valorização e estímulo à educação científica nas escolas, pois possuem características de atividades pedagógicas, interativas, educativas e culturais, com elevado potencial motivador do ensino e da prática científica no ambiente escolar, de modo a preparar os estudantes para uma prática reflexiva, a construção do conhecimento científico, e a difusão da cultura científica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta o compromisso do ensino com o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), além de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências. Sendo assim, a referida palestra tem como objetivo mostrar o planejamento, execução e resultados de um projeto de extensão consolidado com duração de seis anos entre a universidade e escolas do ensino fundamental e médio, intitulado: Feira de ciências e mostra científica do sertão do Pajeú.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/xrEJKpfuWPw

22/03/2022 (Terça-feira)

Das 16:00 às 18:00

Moisés Fernandes Lemos

Moisés Fernandes Lemos

Ibiotec/UFCAT

O Processo de Avaliação de Cursos nas Universidades Brasileiras

Pretendo debater o processo de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos que abrange as instituições de ensino superior no Brasil, por meio da discussão do instrumento de avaliação adotado pelos avaliadores do INEP e suas implicações na educação superior.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/gDyfuFIbPs0

21/03/2022 (Segunda-feira)

Das 15:00 às 17:00

Neila Coelho de Sousa

Neila Coelho de Sousa

Ibiotec/UFCAT

Extensão Universitária:

Pra quê e pra quem?

O título contemplará, a princípio, os fundamentos, conceitos e importância da Extensão Universitária. Isso posto, será discutida a fundamentação da Resolução n° 07/2018 CNE em relação aos cursos de graduação e a interação dialógica entre universidade de sociedade.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/kzLL4WidXqQ

22/03/2022 (Terça-feira)

Das 14:00 às 16:00

Nitthaelly Bonfim Ribeiro

Nitthaelly Bonfim Ribeiro

UFPA/PPEB/NEB

Educação e pessoas LGBTQIA+:

(R)EXISTÊNCIAS na escolarização

 

Link para a palestra do dia 21/03:

https://youtu.be/W1e_izZkQMo

 

Link para a palestra do dia 22/03:

https://youtu.be/H0NUgDhORlw

21/03/2022 (Segunda-feira)

Das 13:00 às 15:00

 e

22/03/2022 (Terça-feira)

Das 19:00 às 21:00

Rafael Zadorosny

Rafael Zadorosny

UNESP-Ilha Solteira

Supercondutores, propriedades, aplicações e produção de nanofios cerâmicos pela técnica de Solution Blow Spinning

O fenômeno da supercondutividade foi descoberto em 1911 por H. K. Onnes, em Leiden, na Holanda, três anos após ter conseguido liquefazer o gás hélio pela primeira vez (e por esse feito foi laureado com o prêmio Nobel em 1913). As principais propriedades dos materiais supercondutores são resistividade elétrica nula e diamagnetismo perfeito. A primeira permite que corrente elétrica seja transportada sem perdas de energia e, a segunda, blinda o supercondutor de campos magnéticos externos, distinguindo-o, por exemplo, de um condutor perfeito. Este é um fenômeno relativamente comum na natureza, estando presente, inclusive, em alguns materiais cerâmicos; além de ser mais um estado da matéria. Devido às suas propriedades, diversas aplicações de alta tecnologia usam de materiais supercondutores e outras ainda estão em estágio de pesquisa. A aplicação mais comum envolve a produção de altíssimos campos magnéticos, usados em aparelhos de ressonância magnética, deflexão de feixes em aceleradores de partículas, confinamento de plasma em TOKAMAKs, MAGLEVs, entre outras. Em escala nanométrica, são aplicados como sensíveis detectores de campo magnético (SQUIDs), de fótons (SCSPDs), de temperatura (variações da ordem de micro-Kelvins) e em processadores dos atuais computadores quânticos (via junções Josephson). Apesar do sucesso desses materiais, estudos envolvendo sua síntese, principalmente dos supercondutores cerâmicos, tem focado no aumento da sua temperatura crítica e na capacidade de transporte de corrente sem dissipação. Do ponto de vista da ciência de base, há interesse em estudos desses materiais em escalas nanométricas. Nesse ínterim, o Grupo de Supercondutividade e Materiais Avançados, GSMA, da UNESP de Ilha Solteira, tem o pioneirismo no uso da técnica de Fiação por Sopro de Solução (ou Solution Blow Spinning, SBS) na produção de fios e mantas fibrosas de supercondutores cerâmicos tais como aqueles dos sistemas Y-Ba-Cu-O e Bi-Sr-Ca-Cu-O. Essa técnica consiste em usar um gás comprimido para estirar uma solução polimérica e formar fios de diâmetros submicrométricos. Esse material é, então, tratado termicamente para a formação do material cerâmico e da fase desejada. Esse trabalho conta com financiamento da FAPESP, CAPES e CNPq e algumas colaborações nacionais e internacionais.

Link para a palestra:

https://youtu.be/urZJixKrCI8

22/03/2022 (Terça-feira)

Das 09:00 às 11:00

Rosane Côrrea

Rosane Côrrea

ENSP/Fiocruz

Representatividade das mulheres negras na pós-graduação

A colonização e a escravidão, são duas instituições criadas pela Europa que mudaram o rumo do mundo. A população negra vive em desvantagem social histórica, fruto desse processo. A primeira faculdade de medicina do Brasil foi fundada em 1808, a criação de escolas em todas as cidades se torna lei em 15 de outubro de 1827, primeiro curso jurídico foi fundado em 11 de agosto de 1827 esses são alguns exemplos de avanço na educação enquanto os negros estavam sendo escravizados. Enquanto brancos estudavam, negros estavam sob um processo em que a sua saúde mental e física estava precarizada com trabalho forçado exorbitante, a morte como horizonte iminente, castigos físicos devido ao desejo sádico de seu algoz para que. O fim da escravidão não ofereceu reparação em massa para os Africanos e seus descendentes. A política de cotas, Lei 12.711, só foi aprovada em 2012. Levou 124 anos para que o Estado, criasse uma política para discutir o acesso da população negra a educação, população que ficou 344 anos sob o sistema escravocrata. A luta das mulheres negras ao longo dos anos em busca de conquistas e posições de destaques é legítima. É importante que se ocupe espaços que nos foram estruturalmente negados como na ciência, tecnologia e inovação. A biomédica Jaqueline Goes de Jesus que coordenou a equipe que sequenciou o genoma da Covid-19 no Brasil em tempo recorde é um grande exemplo de representatividade. Mulheres e meninas negras se fortalecem ao perceber que é uma questão de oportunidade para que tenhamos uma participação maior na ciência. Discutir sobre o racismo nas ementas em todas as pós-graduação é uma forma para que a pós-graduação não esteja apartando a história de 54% da população brasileira.

 

Link para a palestra:

https://youtu.be/PzGRjWhxnn0

24/03/2022 (Quinta-feira)

Das 16:00 às 18:00

Wânia Rezende Lima

Wânia Rezende Lima

Ibiotec/UFCAT

Metodologia Ativa:

Da teoria à prática

A Metodologia Ativa é uma ferramenta de ensino-aprendizagem que promove a autonomia e a emancipação do aluno. Na prática, diferentes métodos são usados na resolução de problemas reais do cotidiano, possibilitando uma integração e interdisciplinaridade das áreas dos saberes.

 

Link para a palestra:


https://youtu.be/nBX4fEATtW4

23/03/2022 (Quarta-feira)

Das 16:00 às 18:00

 

Mesa-redonda

Egressos PPGCET: relatos de experiência

Dia 25/03/2022 - Das 16:00 às 18:00

Ariadne Canedo Eduardo

Ariadne Canedo Eduardo

Gabriela da Costa Ribeiro

Gabriela da Costa Ribeiro

Kellen Cristina Mesquita Borges

Kellen C. Mesquita Borges

Débora Nascimento Sousa

Débora Nascimento Sousa

Wanderlei Malaquias Pereira Junior

Wanderlei Malaquias Pereira Junior

 

Link para a mesa redonda:

https://youtu.be/JuwAhcwV5Tg

 

Comissão organizadora

Docentes

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Adriana Freitas Neves
André Carlos Silva (Presidente)
Elenice Maria Schons Silva
Marcos Napoleão Rabelo
Maria Fernanda do Carmo Gurgel
Maria Rita Cássia Santos
Petrus Henrique Ribeiro dos Anjos

Discentes

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eduarda Garcia Santana
Franciolli da Silva Dantas de Araújo
Gabriela da Costa Ribeiro
José Carlos Campos Gonçalves Filho
Laislla Andrade Pereira
Mayra Silva de Oliveira
Neilton da Silva Tapajós
Thiago Felipe Silva
Vitória de Oliveira Arruda
Yasmim Rafaella Caixeta Pinto Bernardes