Defesa de doutorado

Banca de defesa da doutoranda MONISE RAMOS DA SILVA FERREIRA

Evento

: Meios digitais - Google Meet

: 18 de Novembro 2021 - 8h às 12h

: ppgcet.if@ufcat.edu.br

O Programa de Pós-graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas (PPGCET) da Universidade Federal de Catalão, torna público o convite para participação no seguinte defesa de doutorado:

 

DISCENTE: MONISE RAMOS DA SILVA FERREIRA
DATA: 18/11/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Meios digitais
TÍTULO:

Predição da resistência mecânica de concretos com materiais alternativos através de técnicas de inteligência artificial

PÁGINAS: 193
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Engenharia
RESUMO:

A escassez dos recursos naturais e os problemas causados pelo acúmulo de resíduos de mineração são os principais responsáveis pelo desenvolvimento de estudos sobre o reaproveitamento desses materiais na composição de concretos. A resistência mecânica é um dos parâmetros de desempenho mais importante e crucial no projeto de estrutura de concreto, entretanto o estudo experimental desses concretos demanda alto custo e tempo no processo de confecção e caracterização de corpos de prova, além da complexidade intrínseca a heterogeneidade dos componentes do material usados na sua composição. Neste sentido, este trabalho propõe o estudo da predição da resistência à compressão e à tração de concretos produzidos com o resíduo proveniente de rochas encaixantes (estéril) da mineração de nióbio, como substituto do agregado graúdo, através de diferentes técnicas de aprendizagem de máquina e métodos estatísticos (Redes Neurais Artificiais, Máquina de Suporte de Vetor, Árvore de Decisão, Floresta Aleatória, Gradiente Boosting, XGBoosting, Ada Boost, K-Near Neighbor, Regressão: Linear Múltipla, Polinomial, Lasso, Ridge, Bayesiana e Mínimos Quadrados Ordinários), de modo a minimizar os custos de produção e desperdício de materiais, causado por um grande número de ensaios de mistura de dosagem. A metodologia consistiu na obtenção dos dados experimentais dos concretos moldados e caracterizados mecanicamente com 0 %, 50 % e 100 % de substituição de estéril como agregado graúdo, relação água/cimento (a/c) de 0,5 e 0,7, nas idades de cura de 7, 14, 28, 56 e 63 dias. As características mecânicas dos concretos moldados com estéril também foram comparadas com outros
tipos de concreto, com dados obtidos da literatura. Os resultados encontrados indicam que as técnicas foram eficientes para a predição da resistência mecânica dos concretos produzidos com estéril. Os modelos também apresentam os parâmetros de materiais usados na dosagem que têm maior influência no  comportamento mecânico desses concretos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1424442 - ANDRE CARLOS SILVA
Externo ao Programa - 1715106 - ED CARLO ROSA PAIVA
Externo à Instituição - EDUARDO NORONHA DE ANDRADE FREITAS - IFG
Interno - 1672777 - PETRUS HENRIQUE RIBEIRO DOS ANJOS
Externo ao Programa - 1763905 - THIAGO JABUR BITTAR